* Raízes culturais da Península Ibérica 5, no site da APCA

— Myriam de Carvalho @ 12:12 am

.

Do site da Associação de Professores do Conselho de Almada (APCA) retiro esta notícia, tal como ali foi publicada:

http://www.usalma.apcalmada.org/index.php/home/conferencias

.

Conferência:

A Península Ibérica, Encruzilhada de Culturas

Data: 10 de fevereiro
Hora: 15h00
Local: Auditório da Escola Secundária de Cacilhas

.

A Península Ibérica tem sido desde sempre ponto de chegada de migrações humanas, que vão deixando marcas da sua passagem, refletidas na nossa cultura.
O objetivo da conferência “A Península Ibérica, Encruzilhada de Culturas” é recordar algumas dessas marcas, presentes na cultura portuguesa.
Dar-se-á especial relevo à presença árabo-berbere e hebraica através de breve olhar pela Poesia do Alandalus (ou Al-Andalus).
A oradora, professora Fátima Domingues, leciona na USALMA a disciplina de Temas de Literatura na Universidade Sénior de Almada. É licenciada em Filologia Românica, tendo exercido funções letivas ao longo da sua vida. Interessada pelos problemas sociais, aderiu a projetos inovadores de intervenção social junto de jovens em risco, num tempo em que era, ainda difícil, a promoção deste tipo de programas.

Viveu algum tempo na África do Sul, onde ensinou Português e Cultura Portuguesa.

Espírito inquieto, tem reforçado a sua formação de forma autónoma em diversas áreas, passando pela sociologia, pela literatura, pela história das religiões. Nos últimos tempos tem-se dedicado sobretudo ao estudo da Literatura Medieval Árabe e Persa e seu legado na Literatura Europeia. No âmbito da Literatura Peninsular, tem investigado a Literatura e Cultura do Al-Andalus (Árabe e Hebraica) e seu legado nas Literaturas Peninsulares e Europeias.

Escritora, sob o pseudónimo Myriam Jubilot de Carvalho, tem dado à estampa as obras Cinco X Cinco – 25 Poemas (Sol XXI, 1992; esgotado) e No Fim Era a Poesia (Vega, 2007).

***

Os meus Colegas da Associação fizeram-me a agradável surpresa de publicaram, juntamente com o programa da sessão, a MOAXAHA “Canto“, que eu vou postar com maior destaque, igualmente aqui no blogue.

***

Link da imagem:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxjEhi2JGNYctHF8IT07bcLsKJ1n-xXAELqYdOreop4mFHuwS5

.

Publicado por Myriam Jubilot de Carvalho

Dia 15 de Março de 2014, pelas 24h 30m

.

.

.

.

0 Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported License.
(c) 2019 Por Ondas do Mar de Vigo | powered by WordPress with Barecity